|


Por que sofremos?


por Ly Marques

Por que sofremos?

Vivemos nos esquecendo de nós mesmos, e isso acontece das mais variadas formas: chegando em casa e logo ligando a televisão para que o som proveniente do caixote preencha a casa ou distraia nossa mente dos nossos próprios pensamentos, o fone de ouvidos que de acessório já é quase um membro do corpo, falando ou mandando intermináveis mensagens para diversas pessoas, entre outros exemplos infindáveis. Nós, escutamos todos os sons, de melodias à completos ruídos, mas nos esquecemos de ouvir nossos próprios pensamentos, passamos a viver do lado de fora.

Para o Yoga a causa do sofrimento do ser, o ātma, no mundo material dos nomes e formas, é a sua ruptura com a realidade suprema. O sentimento de vazio, de separação, surge quando ignoramos nossa verdadeira identidade, que nos conduz à um caminho finito, limitado, egoísta, antropofágico. Adquira coisas efêmeras e a sua felicidade será transitória. Busque o ilimitado e a sua felicidade será eterna.

O conhecimento sobre o ser vem dos ensinamentos milenares da cultura vêdica, mas em João 10:30 Jesus afirmou “ Eu e o Pai somos um”, que consiste exatamente com o momento no qual o praticante (sádhaka) une-se com a totalidade. Nesta terceira etapa do processo de unificação que o Yoga nos proporciona, Deus não está mais distante, separado de nós, Ele é “nós”!

A prática constante de Yoga, com a entrega  sincera, muda nosso foco, redireciona nossa consciência, para dentro de nós, numa busca pelo autoconhecimento, de conexão com a sua verdadeira essência, reduzindo nossa atenção para o universo dos sentidos que constantemente “nos distrai”, nas palavras do querido professor Hermógenes.

A humanidade carece com certa urgência aprender a separar o eterno do efêmero. Compreender que tudo neste mundo material em que estamos de passagem, um dia vai terminar, inclusive nós mesmos, exceto nossa essência, ātma, que é eterno. A sintonia com o momento presente, o autoestudo e o sādhana (a prática do Hatha Yoga) são recursos que nos auxiliam a viver uma vida feliz, livre das dores da alma.

MUITA PAZ E LUZ _/|\_ SOMOS TODOS UM

Compartilhar no Facebook