|

 , , ,


Mude sua Vida com Yoga – Svadhyaya


por Klaus Christian

Olá Caros Amigos, vídeo novo no nosso canal, o nono da série: “Mude sua Vida com Yoga!”

Neste vídeo, eu falo sobre o quarto código de observância do Yoga, Svādhyāya, seu significado e como pode ser aplicado no dia-a-dia, num contexto amplo, e igualmente, no modo como observamos o mundo.

O quarto nyama é Svādhyāya, pronuncia-se “swa-dí-aia“.

mude sua vida com yoga svadhyaya

Este nyama, o auto-estudo, subdivide-se em duas frentes para serem analisadas. A primeira, referente ao estudo e posterior reflexão, da leitura dos antigos textos do yoga, os textos tidos como “originais”, os quais trazem as experimentações dos primeiros yogues, ao longo dos milhares de anos, bem como das teorias acerca das grandes áreas do conhecimento, dentre elas: astronomia, matemática, medicina, entre outras.

Num segundo momento, através da sua própria reflexão, raciocínio, e questionamento, concluir que da mesma forma que outros textos tido como “sagrados”, podem ter sofrido modificações, para se transformarem em instrumentos de sectarismo, o mesmo, tenha ocorrido com tais escrituras do yoga, para que o mesmo se transformasse num produto que capaz de ser vendido, e que portanto, pudesse gerar lucro.

A segunda frente, relacionada ao estudo de si próprio, e na minha opinião, fundamental para àquele que deseja e esteja verdadeiramente disposto,  à compreender a si mesmo, seu papel no mundo e sua extrema importância no contexto global.

Desse modo, a auto-análise, sobre sua forma de pensar, sentir e agir, sempre cíclica, sempre repetitiva. Para começar a compreender este ciclo infinito de repetições, comece observando em qual momento do seu dia, você se dedica à indagar, à explorar a si próprio, com sua própria mente, livre das interferências externas.

Lembrando sempre, que o conteúdo dos vídeos revela a minha análise, a minha forma, em peculiar, de investigar sobre os temas abordados. Portanto, a intenção, e que você desenvolva a sua própria forma de questionar e de olhar o mundo que o rodeia, principalmente, quando partimos do princípio, que a prática do Yoga nos leva a sobretudo, desenvolver o raciocínio lógico, e um cérebro livre de condicionamentos.

Lembre-se sempre que: tudo, está conectado ao nosso universo interior!

Seja o Mundo. Amor & Gratidão,

Ly Marques

http://www.lymarquesyoga.com
Link do vídeo no youtube ↠https://youtu.be/jicymQt7qrA

Compartilhar no Facebook