|

 , , ,


Mude sua Vida com Yoga – Ishvara pranidhana


por Klaus Christian

Olá Caros Amigos, vídeo novo no nosso canal, o décimo e último da série: “Mude sua Vida com Yoga.”

Neste vídeo, eu falo sobre o quinto código de observância do Yoga, Īśvara  pranidhāṇa, seu significado e como pode ser vivenciado além da sala de prática, nas nossas vidas, num contexto abrangente.

O quinto nyama é Īśvara  pranidhāṇa , pronuncia-se “ísh-va-ra pra-ni-dãn-na“.

Mude sua Vida com Yoga - Ishvara Pranidhana

Este nyama, pode ser compreendido de acordo com o ponto de vista da tradição, à qual o traduz como algo transcendental, ou princípio maior, e que é a essência de tudo que existe.

Mas antes, se faz necessário abordar sobre outros termos, dentre eles, a beleza.

Qual o seu referencial de beleza? É a beleza revelada nas mais variadas formas, cores e aromas que a natureza nos trás, ou é uma beleza pautada nos astros da televisão, com seus corpos e formas vinculados aos padrões criados pelas indústrias da moda e dos cosméticos, dentre outros inúmeros padrões estabelecidos pelo pensamento humano?

E sobre o amor? Qual o seu referencial de amor? Um amor erotizado, superficial, possessivo e banalizado? Ou um sentimento totalmente livre de manipulações, dos seus interesses próprios?

Então qual o seu conceito sobre o princípio transcendente? Por quê o homem, na sua inconstante e imatura dualidade, ora é devoto, ora é vítima do seu Deus? A questão é por quê a humanidade não assume, não se responsabiliza pelos seus próprios atos? Qualquer que seja o nome que você dê, Deus não é o carrasco nem o juiz. Pelo contrário, é a humanidade, somos todos, nós (eu e você), que criamos toda a destruição da natureza, todo o caos existente no  mundo.

É preciso ir além. É preciso ter uma mente ativa, liberta desta falsa ideia gerada pelo medo, que cria uma necessidade de dependência, de algo ou alguém que o conforte, que o proteja dos seus próprios medos.

Analise, investigue sua forma de pensar e de agir. Liberte-se dos seus medos. Seja você a sua própria luz!

Lembrando sempre, que o conteúdo dos vídeos revela a minha análise, a minha forma, em peculiar, de investigar sobre os temas abordados. Portanto, a intenção, é que você desenvolva a sua própria forma de questionar e de olhar o mundo que o rodeia, principalmente, quando partimos do princípio, que a prática do real yoga nos leva à sobretudo, desenvolver o raciocínio lógico, de um cérebro livre de condicionamentos, da total libertação da raça humana.

Lembre-se sempre que: tudo, está conectado ao nosso universo interior!

Seja o Mundo. Amor & Gratidão,

Ly Marques

http://www.lymarquesyoga.com
Link do vídeo no youtube ↠https://youtu.be/ijSUp5PsLsE

Compartilhar no Facebook