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Benefícios do Yoga


por Ly Marques

Olá Caros Amigos, muitas pessoas desconhecem os múltiplos benefícios do Yoga. Aqui seguem 16 itens para você compreender as maravilhas que essa prática milenar pode proporcionar, mas vale lembrar que a lista é infinita…!!!

Benefícios do Yoga

CONTROLE DO ESTRESSE
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Jefferson (EUA) descobriram que o nível de cortisol, o hormônio do estresse, que  se eleva quando ficamos nervosos ou submetidos a situações de estresse, reduz consideravelmente, após a primeira aula. Outro estudo da Universidade de Utah (EUA), realizado em  2008, mostrou que a redução do estresse através das técnicas de Yoga tem como consequência o aumento da tolerância à dor. O estresse é algo nocivo, que causa danos gerais no indivíduo, incluindo corpo e mente. Para os praticantes de Yoga, a diminuição do estresse pode ser observado logo nas primeiras aulas. A atenção plena solicitada durante toda a aula, as técnicas de respiração e de relaxamento são fortes aliadas no controle do estresse. Através da prática constante, o corpo equilibra as taxas hormonais, bem como o nível do cortisol na corrente sanguínea.

FUNÇÃO CEREBRAL APRIMORADA
Pesquisadores da Universidade de Illinois (EUA) descobriram que praticantes de Yoga possuem melhor desempenho em testes de funcionamento do cérebro quando comparado a quem faz exercício aeróbio. Outro estudo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), revelou uma melhora de 20% na memória de longo prazo após seis meses de prática durante uma hora, duas vezes por semana. A prática de Yoga também eleva a capacidade de atenção, relacionada à consciência corporal e ao controle da mente. Isso ocorre devido a solicitação da atividade mental que deve estar presente na realização das posturas e na respiração, evitando que surjam pensamentos que não estejam em ressonância com o momento presente. Tal fato beneficia o praticante na evolução das suas aulas de Yoga, mas também em qualquer outra atividade que venha a realizar no seu cotidiano.

DESENVOLVIMENTO DE FLEXIBILIDADE
Um estudo americano revela que em apenas oito semanas de prática é possível aumentar em até 35% a flexibilidade do praticante.

ARTROSE
Pesquisadores da John Hopkins University, em Baltimore, acompanharam 75 pacientes com artrose do joelho.
Os resultados revelaram diversos benefícios para os pacientes que fizeram yoga durante dois meses. Entre os resultados uma melhor qualidade de vida, bom humor, mais energia e melhor desempenho físico. A dor decorrente do processo inflamatório nas articulações também foi significativamente reduzida.
Sendo assim, a prática de Yoga previne quanto a atrofia muscular e a retração do ligamento; fortalece os músculos profundos que sustentam a articulação, melhora a circulação sinovial, fundamental para o fortalecimento da cartilagem, bem como a circulação sanguínea, para aliviar a inflamação que causa dor.

ALEGRIA E IMUNIDADE
Um estudo da Universidade de Wisconsin (EUA) descobriu que a prática da meditação regular, ou seja, da “meditação em movimento”, da completa lucidez em cada tarefa realizada e em tudo o que se passa ao redor, durante alguns meses, promove o aumento da atividade do córtex pré-frontal esquerdo, relacionado à felicidade e à imunidade.

CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL
Uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia (EUA) constatou que quem pratica Yoga tem uma baixa maior da pressão do que aqueles que seguem um programa de caminhada, dieta e controle de peso. No Brasil, pesquisadores da Unifesp (SP) comprovaram esse efeito em um grupo de executivos, que tiveram uma redução no quadro de hipertensão após 8 meses.

AUMENTO DA CAPACIDADE PULMONAR
Médicos da Chicago Medical School (EUA) observaram que as técnicas respiratórias do Yoga fortalecem os músculos que ajudam na oxigenação do organismo. Outro estudo da Ball State University (EUA) revelou o aumento significativo da capacidade pulmonar após 15 semanas de prática.

TRATA A ANSIEDADE
Em 2010, um estudo realizado pela Universidade de Boston (EUA), revelou que doze semanas de Yoga podem ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a produção de um neurotransmissor chamado gaba. Níveis reduzidos de gaba estão associados à depressão e a outros transtornos de ansiedade. Por diminuir os quadros de estresse e os níveis de ansiedade, a prática do Yoga auxilia nos processos de recuperação de patologias psicológicas como depressão e síndrome do pânico. A prática estimula a atividade cerebral para a produção de neurotransmissores que ao serem liberados, promovem sensação de bem-estar, paz, contentamento e plenitude.

CONTROLE DO DIABETES
A prática do Yoga pode ser uma aliada no controle da taxa de açúcar (glicemia) para quem possui diabetes. Isso porque reduz o cortisol e a adrenalina, hormônios que estão relacionados ao estresse e os responsáveis por fazerem os níveis de açúcar se elevarem.

EMAGRECIMENTO E PESO IDEAL
Pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle (EUA), constataram que a prática regular ajuda a perder e também a manter o peso. A prática do Yoga promove uma redução no estresse e na ansiedade, ambos responsáveis pelo ato de se alimentar em excesso e de forma compulsiva. A disposição do praticante aumenta, o que o leva a realizar mais atividades na sua rotina diária, fato que promove um maior gasto energético. Todos os órgãos do corpo ganham mais vitalidade trabalhando de forma harmoniosa.

OSSOS FORTES
Uma pesquisa realizada em 2009 pelo físico americano Loren Fishman, mostrou que praticar Yoga pode melhorar a densidade óssea. A prática envolve posturas e exercícios que exigem que o corpo sustente o próprio peso. E isso ajuda a combater a osteoporose e a degeneração óssea. Outro estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, descobriu que é possível melhorar a densidade óssea nas vértebras com algumas semanas de Yoga. Além disso, a prática controla os níveis de cortisol que ajuda a manter o cálcio nos ossos.

MELHORA A FUNÇÃO SEXUAL
Yoga também melhora o sexo, para ambos homens e mulheres. Em 2009, pesquisadores da Universidade Harvard (EUA), revelaram que a prática aumenta a excitação, o desejo, o orgasmo e a satisfação sexual nas mulheres. Já um artigo publicado na revista Journal of Sexual Medicine, revelou que homens com ejaculação precoce poderiam triplicar sua resistência ao orgasmo com uma hora diária de Yoga, durante 12 semanas.

DIMINUI O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA
Devido a redução do estresse, da diminuição da pressão arterial e do controle das taxas de açúcar no sangue, o Yoga é um forte aliado na prevenção de doenças cardíacas.

MELHOR QUALIDADE DO SONO
Um dos benefícios estudados do Yoga é a melhora na qualidade do sono, consequência do maior controle emocional, e das técnicas respiratórias e de relaxamento.

CONEXÃO
A prática conecta você consigo mesmo, e com os outros. Isso pode ser visto durante as práticas com o grupo,  e além dela, se estendendo em todos os seus relacionamentos.

CURA
O Yoga nos leva para o caminho do Amor Genuíno, Cósmico e Universal. A conexão com essa frequência elevada nos permite viver uma vida de forma plena, saudável e feliz, abrindo espaço para a cura integral do ser.

Venha praticar comigo, acesse: lymarquesyoga.com
Seja Amor. Seja o Mundo,

Ly Marques

 

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